Teatro Negro: atualidades e matrizes performáticas
Leda Maria Martins [Brasil] _ conferência

Procurando apagar uma história de subalternidade e sub-representação nas artes performativas, um das maiores pensadoras das artes brasileira, Leda Maria Martins, realiza conferência inédita na cidade do Porto.

Poeta, ensaísta, dramaturga e professora. Doutora em Letras/ Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1991) e Mestre em Artes pela Indiana University, Estados Unidos (1981), com pós-doutorados em Performances Studies pela New York University, Tisch School of the Arts (1999-2009), e em Performance e Ritos pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000).  Foi professora da Universidade Federal de Minas Gerais, de 1993 a 2018, aposentada em 2018; da Universidade Federal de Ouro Preto de 1982 a 1992 e professora visitante da Tisch School of the Arts em 2010, além de Diretora de Ação Cultural da UFMG, de março de 2014 a março de 2018. Publicou vários livros, capítulos de livros e de ensaios no Brasil e no exterior, dentre eles Afrografias da Memória (Editoras Perspectiva/Mazza), 2021; Os Dias Anônimos (Editora Sette Letras, 1999); Afrografias da Memória (Editoras Perspectiva\Mazza, 1997); A Cena em Sombras (Perspectiva, 1995); O Moderno Teatro de Qorpo Santo (Editora UFMG\UFOP, 1991); Cantigas de Amares (Edição Independente, 1981). Em 2017 foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, patrocinado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG. Em 2022 recebeu o Prêmio Milú Villela, outorgado pela Fundação Itaú Cultural, na categoria Aprender.  Seu último livro, Performances do Tempo Espiralar, poéticas do corpo-tela (Editora Cobogó, 2021), serviu como referência chave para equipe curatorial da 35ª Bienal de São Paulo.

Leda Maria Martins - foto Pablo Bernardo.jpeg

08 nov _ 19h-20h30

Teatro Rivoli - Pequeno Auditório

Gratuito

* Em parceria com o Teatro Municipal do Porto, bilhetes disponibilizados gratuitamente no dia do evento, no próprio espaço.